Missão e Objetivos

O Centro de Referência em Big Data (CRBD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem como missão ampliar a criação e disseminação de conhecimento no tratamento e uso intensivo de dados em larga escala nas mais diversas áreas, estimulando a inovação nas técnicas e aplicações associadas a Big Data e Ciência de Dados.

Objetivos

O Centro de Referência em Big Data (CRBD) tem por objetivos criar, expandir, consolidar e disseminar o conhecimento em big data no Brasil. Faz parte de sua missão, a formação de capital humano, desenvolvimento de pesquisa de ponta, transferência de conhecimento para o mercado, promoção da interdisciplinaridade e consolidação da cooperação universidade-indústria.

Espera-se que a criação de um núcleo de estudos, capacitação, suporte e pesquisas em BigData na UFRJ, em parceria com a EMC, possa servir de estímulo e referência no Brasil para fomentar iniciativas e projetos nesta área de conhecimento. O centro de referência será responsável também por disseminar a área através de cursos, eventos e interlocução com a comunidade, além de documentar as ações de grupos de pesquisa no Brasil em temas associados e manter relacionamentos e um portal com informações e ponteiros para as principais iniciativas mundiais na área. Assim, pretende-se promover a relevância e excelência da pesquisa com foco nos desafios das novas aplicações orientadas a dados, que precisam lidar não só com os grandes volumes de dados sendo gerados, mas também com sua heterogeneidade, dinamicidade e demandas por alta disponibilidade e capacidade analítica.  Para isso, o CRBD contempla:

  • A investigação e o desenvolvimento de técnicas e ferramentas para viabilisar, melhorar a produtividade e/ou aumentar a qualidade de processos e cenários envolvendo uso intensivo de dados com características típicas de big data;
  • A formação de alunos altamente capacitados, com o potencial de atender demandas do mercado por profissionais aptos a prover soluções para problemas complexos e julgar sobre o tipo de tecnologia e abordagem mais adequados a cada situação;
  • O suporte ou intermediação no desenvolvimento de projetos cujas demandas venham de empresas, governo ou outros setores da universidade, provendo diagnóstico quanto ao tipo de solução e seu encaminhamento dentro ou fora do Centro, buscando parceiros quando necessário;
  • A disseminação dos conhecimentos gerados neste tema à sociedade de forma geral, seja na forma de seminários periódicos, cursos de curta e longa duração, promoção de eventos e treinamentos especializados sob demanda;

Parcerias nacionais e internacionais com outros grupos de pesquisa e centros de referência, buscando a troca de experiências, a realização de iniciativas conjuntas, a captação de recursos, a capacitação de seus membros e a colocação dos resultados de suas pesquisas.

Operação do CRBD

O Centro está dividido em três núcleos de atuação que atuarão de forma coordenada, mas com ações diferentes (Figura 1). O Núcleo de Formação, Treinamento e Qualificação está orientado às ações de capacitação de pessoal em diferentes níveis, tanto na formação acadêmica quanto profissional. Associadas a este núcleo estão também as atividades de pesquisa, que são realizadas por professores e alunos de pós-graduação.

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O Núcleo de Projetos está voltado principalmente para o desenvolvimento de ferramentas e métodos e poderão envolver pessoal da indústria. A integração com o Núcleo de formação e qualificação se dará através da participação de professores e alunos que poderão aplicar o conhecimento adquirido na capacitação e na pesquisa em projetos aplicados. Finalmente, o Núcleo de Comunicação e Apoio visa apoiar a divulgação das atividades do Centro e realizar estudos de avaliação e diagnóstico da utilização da tecnologia e do ambiente de Big Data no contexto de potenciais utilizadores da solução.

Estratégia do CRBD

A importância da parceria universidade-empresa vai muito além dos benefícios geralmente vislumbrados de interação com a realidade do universo empresarial e com os problemas e as situações encontradas no mercado, como um meio de rever e concretizar os conhecimentos gerados e, ainda, adequar currículos de cursos e cenários de pesquisa.

Do relacionamento estreito entre um centro de pesquisa de uma empresa que produz tecnologia de ponta e grupos de pesquisa da universidade surge um modelo ainda pouco explorado no Brasil, com ganhos que vão além daqueles esperados para cada um dos parceiros.  Na verdade, os resultados maiores se dão fora dessa parceria, em especial no aumento de agilidade do atendimento de demandas do país nesta área, tendo como principais beneficiados empresas, governo e, por consequência, a sociedade.

Como estratégia de implantação e operação, não se vislumbra uma dicotomia rigorosa na distribuição de atribuições e responsabilidades, mas um processo contínuo de definição de metas, atividades, identificação de competências e necessidades de atuação, alocação de recursos caso a caso e avaliação de resultados.

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