Projetos CRBD

Existem vários desafios em aberto em Big Data. Esses desafios vão desde o nível técnico (equipamentos, escalar hardware, infraestrutura de nuvem, paralizar processos, etc.) até o nível da aplicação dos princícipios de Big Data atendendo adequadamente diferentes cenários multidisciplinares de forma adequada (eficiência do tratamento dos dados e extração da informação, velocidade de obtenção de informações, entre outros). Aqui você poderá conhecer os principais projetos foram ou estão sendo realizados no CRBD ou em parceria com o centro.

MultiLod Pinger
Este projeto se alinha com os desafios da formação de pessoal qualificado para enfrentar os desafios do Big Data no Brasil.  Aqui se investigarão técnicas que poderão ser utilizadas na extração, preparação e transformação de grandes volumes de dados estruturados para repositórios distribuídos de dados semiestruturados no formato RDF. Neste sentido será necessário investigar quais SGBDs, técnicas de distribuição e paralelização de dados em ambientes de nuvens, além de outros mecanismos para modelagem e tratamento de dados em estruturas de grafo… (ver mais)

Big Social Data: infraestrutura para coleta, processamento, análise e visualização de dados sociais.
Dados de redes sociais online possibilitam a extração de informações sobre padrões de interações interpessoais e opiniões. Esses dados podem auxiliar no entendimento de fenômenos, na previsão de um evento ou na tomada de decisões. As características dos dados publicados nas mídias sociais online apresentam característica (volume, variedade e necessidade de velocidade em seu tratamento) que configuram um probelam de Big Data… (ver mais)

Projetos Financiados

Além dos projetos desenvolvidos no CRBD, outros projetos foram contemplados com financiamento da última Summer School on Big Data realizada em 2014. Nesse ano, o CRBD em parceria com a EMC² abriu uma chamada à comunidade para submissão de projetos para o primeiro Desafio em Big Data.
O desafio em Big Data foi projetado para estimular a criação e desenvolvimento de ideias inovadoras no campo de Big Data. Desta forma, incentivamos a participação de cientistas, estudantes e profissionais no sentido de submeter ideias relativas a aplicações em Big Data, algoritmos e/ou infraestrutura para processamento ou visualização de grandes volumes de dados. O desafio foi aberto a indivíduos ou equipes de universidades, empresas ou participantes independentes.

Veja aqui os detalhes sobre essa chamada e prepare-se para as próximas.

Os projetos contemplados são:

Algoritmos de Análise em Spatial Big Data
Big School
Cactus – Um Otimizador Autonômico para Bancos de Dados Massivamente Paralelos
Cadastramento Adaptativo Usando Big Data Analytics
Criar um observatório politico no Brasil
Detecção Distribuída Modular de Nódulos Pulmonares para Grandes Volumes de Tomografias
Monitoramento dos gastos do Governo Federal
Music Mining
TransReport: Um Fiscalizador Colaborativo do Transporte Público

Veja mais sobre esses projetos aqui.